O início da atividade teve sua ação planejada em 2009 quando da elaboração do projeto de Pontão de Cultura Digital "AVENIDA BRASIL". Em 2010, foi conveniado parte do projeto com ações de formação e produção audiovisual junto ao Ministério da Cultura com o Pontão. Em articulação com o Deputado Federal Iran Barbosa e posteriormente, com o Dep. Fed. Rogério Carvalho, solicitamos uma Emenda Parlamentar e desenhamos  o projeto de exibição e distribuição de conteúdos audiovisuais, pensando ocupar o Cinema Vitória e revitalizar um cinema de rua. Mantemos diálogos com a Secult através de Marcelo Rangel e Eloísa Galdino que intercediaram o processo com a Codise (locatário do prédio) e posteriormente com o Ministério da Cultura. Destinamos a Emenda Parlamentar à Secult Se no valor de R$ 300.000,00 (trezentos Mil Reais), para aquisição dos equipamentos do Cinema - convênio com o Ministério da Cultura - , e assim, conseguirmos revitalizar o Cinema Vitória. 

Em maio de 2013, o Cine Vitória foi reaberto para receber a 13a edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Com capacidade para 130 espectadores e uma estrutura moderna apta a receber confortavelmente o público, o único cinema digital de rua de Sergipe é administrado pela Casa Curta-SE. Durante o primeiro ano de funcionamento, o cinema já realizou 794 sessões e quase 14 mil espectadores foram assistir às produções. Desse total, 3.699 tiveram acesso a sessões gratuitas.

 

Inaugurado em outubro de 1934, o Cinema Vitória era ligado à Ação Solidária dos Trabalhadores. Funcionou por décadas na rua Itabaianinha, centro de Aracaju, até ser fechado na década de 80. Com a criação da ‘Rua 24 Horas’, no final da década de 90, foi novamente instalado no local, mas teve suas atividades encerradas em 2002.

O espaço também foi palco nesse primeiro momento, de 16 mostras e festivais, sendo alguns com acesso gratuito. Neste período, foram exibidos 462 filmes. Entre os projetos do Cine Vitória também está o Sergipe Memória em Rede. Ao todo, foram 17 produções nacionais com acesso gratuito à população.

O novo espaço, revitalizado mediante convênio firmado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC), é administrado pela Casa Curta-SE, instituição sem fins lucrativos ligada à área do audiovisual. O cinema funciona na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana, e representa uma excelente opção para os que apreciam a arte cinematográfica de qualidade.

O Cine Vitória é um projeto cultural de autoria e gerido pela Casa Curta-SE e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult), a partir de uma gestão compartilhada.

Em 2015, a Casa Curta-Se ganhou o prêmio do PAR (edital da Ancine) para revitalização digital da sala. Aguardando a liberação do prêmio.

        Projeto Sergipe memória em rede

Há 3 anos consecutivos, o Cine Vitória atende o projeto ‘Sergipe Memória em Rede’, com produções nacionais. Voltado principalmente para alunos da rede pública, o acesso a estas sessões é gratuito. 

        O projeto agora se desdobra a dar visibilidade ao             conhecimento sobre o público do cinema.                         Queremos dar voz e visibilidade à receptividade do           público, em rede.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now